Lançado pelo presidente Lula (PT) para investir mais de R$ 154 milhões e beneficiar quase 400 mil pescadores no Amazonas, o Programa Povos da Pesca Artesanal foi destacado pelo deputado Sinésio Campos (PT), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, são aproximadamente 1 milhão de pescadores em todo o Brasil.
De acordo com Sinésio Campos, o programa lançado pelo presidente é fundamental para os pescadores amazonenses, pois, pretende promover ações que envolvem melhorias nas condições de trabalho, valorização das tradições culturais ligadas a pesca, inclusão sócio econômica, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca.
“O presidente Lula já assumiu o compromisso e tramitou pelo Congresso Nacional. Os pescadores e pescadoras terão direito ao seguro defeso e continuará o Bolsa Família. Isso é uma garantia para todos os cidadãos que estão enquadrados no CAD Único”, afirmou.
O programa Povos da Pesca Artesanal é o primeiro programa executado pelo governo federal voltado para o segmento pesqueiro.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação