Roraima – Investigado por liderar um esquema milionário de desvio de verbas públicas recebidos do Ministério da Educação (MEC), o prefeito do município de Bonfim Joner Chagas (Republicanos) convocou vereadores para uma sessão extraordinária urgente para aprovar um PL para abertura de créditos especiais.
De acordo com documento publicado no Diário Oficial dos Municípios de Roraima, na edição desta quarta-feira, 16, a sessão extraordinária em regime de “urgente urgentíssima” para apreciar às 20h desta terça-feira, 15, o PL número 011/2023, de 14 de Agosto de 2023.
0 PL dispõe sobre a autorização do Chefe do Poder Executivo Municipal abrir créditos especiais, oriunda de emenda parlamentar individual, para construção, aquisição de equipamentos e mobiliários, para a fábrica de polpa de frutas no Município.
Escândalo
Em junho do ano passado, o prefeito Joner Chagas ganhou destaque nacional em matéria do Valor Econômico sobre a acusação de liderar um esquema de desvio de verbas públicas recebidas do Ministério da Educação (MEC).
A reportagem destaca que a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em maio do ano e o juiz federal Saulo Bahia, relator do caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) levantou sigilo do caso no início de junho.
Conforme o órgão ministerial, as investigações apontavam que Joner direcionava licitações para beneficiar empresas de propriedade da família dele, além de praticar superfaturamento de preços e, também, de não entregar bens e serviços contratados.
Foto: Divulgação