novembro 24, 2024 03:46

Deputados questionam construção de aterro sanitário particular em APP no Tarumã

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) estão questionando as obras de construção de um aterro sanitário particular localizado no quilômetro 13 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), nas proximidades do Lago do Leão, afluente do Rio Tarumã, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, numa Área de Preservação Permanente (APP). As discussões sobre o tema devem continuar na Sessão Ordinária desta terça-feira, 29.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) dise que já deu entrada em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), para suspender a licença ambiental de instalação do aterro, que pode causar danos ambientais, poluindo os rios e lagos de uma importante área da bacia hidrográfica da capital.

“Demos entrada em um Projeto de Decreto Legislativo que vai sustar a licença de instalação e operação dessa lixeira, isso vai ser uma tragédia para o meio ambiente se seguir adiante. Nós vamos sustar e eu pretendo que futuramente se responsabilize as pessoas que deixaram esse projeto chegar até esse ponto. Foi um projeto aprovado de forma muito discreta e isso me causa estranhamento”, alfinetou.

De acordo com os parlamentares, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu a licença ambiental em 2020, mesmo reconhecendo no documento que a atividade do aterro tem grande potencial de degradação ambiental. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) já tem decisões que proíbem a construção de aterros em Áreas de Preservação Permanentes (AAP), pois considera que obras para gestão de resíduos sólidos não são de utilidade pública.

O deputado Rozenha (PMB) afirmou que é preciso questionar como o grupo Marquise conseguiu as licenças do Ipaam para construção do aterro que está em fase de acabamento. “Por mais que se tenha licença eu quero duvidar e contestar essas licenças ainda levando em consideração que o Tarumã faz parte da aproximação de aeronaves do aeroporto Eduardo Gomes. É preocupante e essa Casa não pode se abster dessa discussão. Vamos nos opor frontalmente à construção de um lixão”, afirmou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!