O prefeito de Boca do Acre (a 1.558 quilômetros de Manaus), José Maria da Silva Cruz, o Zeca Cruz (PP), decretou medidas para contenção de despesas em todos os órgãos da Administração Pública do município. O Decreto nº 111/2023, de 30 de agosto, foi publicado na edição desta segunda-feira, 04, do diário oficial da Associação Amazonense de Municípios (AAM).
De acordo com o documento, o motivo da redução de despesas e da limitação de empenhos e das movimentações financeiras é o equilíbrio das contas públicas na execução orçamentária e na gestão fiscal do Município.
Para isso, o prefeito decidiu não pagar mais horas extras, suspender gratificações e vantagens e reduzir despesas das contas de energia elétrica, combustível, materiais de expediente e consumo, peças e serviços por cada secretaria municipal. Além disso, a Prefeitura irá analisar os contratos vigentes com o objetivo de avaliar o reequilíbrio econômico-financeiro e até mesmo possíveis rescisões.
A vigência do Decreto começa a partir desta segunda-feira, data em que foi publicado, e vai até o dia 31 de dezembro, podendo ser prorrogada caso haja necessidade.
Veja:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação