O prefeito de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC), foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por intermédio do Processo nº 14878/2023, que acatou Representação interposta pelo vereador Arnoud Lucas (PV) contra a prefeitura. O objetivo é apurar possíveis irregularidades na nomeação direta de parentes na administração municipal.
Em uma petição bem fundamentada, o vereador Arnoud Lucas afirma que recebeu várias denúncias de casos de nepotismo praticados por Mário Abrahim, com a nomeação direta de vários parentes e por dar a liberdade de outros, mesmo sem nomeação, responderem e tomarem decisões por pastas importantes da municipalidade.
O documento cita, ainda, os nomes de pelo menos nove pessoas que seriam parentes do prefeito e ocupam cargos públicos. Entre os pedidos do vereador ao TCE-AM na Representação estão:
a) seja requisitado da Prefeitura de Itacoatiara, a folha de pagamento de todos os
servidores públicos da Municipalidade para averiguação da denúncia.
b) seja expedido ao setor de fiscalização deste Tribunal, que seja feita uma fiscalização in loco no Município para averiguar as denúncias apontadas, inclusive com a oitiva das pessoas relacionadas e requisição de documentos.
c) seja citado o denunciado para apresentar defesa.
d) seja, ao final, caso comprovadas as denúncias, que o Denunciado seja
Condenado por Nepotismo e obrigado a ressarcir todos os valores recebidos de forma
indevida por seus familiares, que seja Multado Pessoalmente e que os autos sejam
remetidos para o MPE para eventual ACP de improbidade administrativa e para a Câmara
Municipal de Itacoatiara.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro