fevereiro 22, 2026 14:15

Cachorros de rua fazem MPAM abrir procedimento contra Prefeitura de Canutama

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um Procedimento Administrativo contra a Prefeitura de Canutama (a 614 quilômetros de Manaus) para acompanhar e fiscalizar as medidas adotadas pela gestão do prefeito Zé Barros (PSC) no controle da população de animais errantes, especialmente, cachorros de rua, no município. O Extrato da Promotoria nº 2023/0000097499.01PROM_CAN foi publicado na edição desta quinta-feira, 19, do diário oficial do órgão.

De acordo com o documento, o promotor de Justiça, Bruno Batista da Silva, considerou em sua decisão. que a grande quantidade de cachorros de rua em Canutama representa uma violação de direitos destes animais e é também um problema de saúde pública tendo em vista que pode ocasionar poluição ambiental e transmissão de zoonoses como raiva, sarnas, toxoplasmose e outras doenças.

Além disso, o promotor de Justiça considerou o que diz o caput do artigo 32 da Lei nº 9.605/98 que estipula como crime ambiental a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Bruno Batista da Silva solicitou à Prefeitura de Canutama informações sobre as políticas públicas de controle e prevenção de zoonoses no município bem como sobre a existência ou possível previsão de construção de abrigo, centro de zoonose ou canil para o controle populacional de cachorros.

Veja:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!