fevereiro 22, 2026 09:04

Conselheiro Ari Moutinho é afastado do TCE-AM

O conselheiro Ari Moutinho foi afastado do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nesta quinta-feira, 26. A decisão foi publicada no diário oficial da Corte de Contas.

O motivo foi a agressão verbal contra a conselheira Yara Lins, presidente eleita da Corte, no início do mês. O relator, conselheiro Júlio Pinheiro, explica nos autos que tais palavras feriram a honra de Yara além de violar o Código de Ética do TCE. 

“É sempre importante lembrar, que as regras da boa convivência entre iguais deveriam sempre pautar o comportamento respeitoso e cordial. Nada justifica qualquer ato desabonador à reputação de outrem, principalmente em se tratando de colegas, que devem prezar pela integridade profissional, especialmente em relação ao decoro, fatos estes confirmados pelas testemunhas e pela declaração da Representante”, explica Júlio Pinheiro.

O afastamento de Ari Moutinho de suas funções é considerado prudente, necessário, adequado e proporcional para evitar o contato direto com Yara Lins e gerar novos “dissabores”,  conforme analisa o relator, e consequentemente, comprometer o andamento processual. 

Além de ser afastado de suas funções, Ari Moutinho também está impedido de acessar às dependências do TCE, até o término do julgamento do processo disciplinar pela Corte de Contas. 

Veja:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!