A prefeita de Ipixuna (a 1.363 quilômetros de Manaus), Maria Oliveira (PSDB), será ouvida nesta terça-feira, 31, em audiência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na 045ª Zona Eleitoral de Guajará. A prefeita, o vice-prefeito e alguns secretários municipais são acusados de compra de votos e abuso de poder econômico na eleição municipal de 2020.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) é de autoria de Rogério Silvério de Araújo, da coligação Esperança do Povo, no pleito de 2020. Caso sejam comprovadas as acusações, a prefeita Maria Oliveira poderá ser julgada futuramente, perder o mandato e uma nova eleição será realizada.
A advogada do autor, Maria Benigno, explicou, com exclusividade ao Portal O Poder, como funcionará a audiência de hoje. “Essas testemunhas serão ouvidas sobre o que a prefeita, o vice-prefeito e alguns secretários fizeram na campanha eleitoral. As acusações são de compra de votos e abuso de poder econômico. O resultado desta Ação não sai hoje. O que vai acontecer é apenas a oitiva das testemunhas e o depoimento das pessoas que estão sendo acusadas”, afirmou.
Maria Benigno disse, ainda, que uma nova eleição acontecerá, em caso de cassação.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro