O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai receber na próxima sexta-feira, 10, o título de cidadão itacoatiarense. A solenidade acontece a partir das 10h, no plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A propositura é da vice-presidente da Câmara dos Vereadoresde Itacoatiara, Cheila Moreira (PT) e contou com a aprovação unânime dos parlamentares da Casa.
A parlamentar, que é vice-presidente da Casa, diz que Dino se tornará itacoatiarense pela raízes dele com o município. Isto porque o avô de Flávio Dino nasceu em Itacoatiara e parte de sua família ainda tem fortes ligações com a terra da Pedra Pintada.
“A concessão de título de cidadão é dada à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município ou que de alguma maneira tenha contribuído ou contribua com a história do município. Como é caso da família do ministro Flávio Dino, que é originária de Itacoatiara, e contribuiu com a história de município”, disse Cheila.
Segundo consta no livro “Cronografia de Itacoatiara”, lançado em 1998 pelo historiador Francisco Gomes da Silva, o bisavô paterno do ministro, o jornalista José Carlos de Castro e Costa, chegou a Itacoatiara no início do século XX, onde, no período de 1907 a 1911, integrou o corpo redacional do jornal “O Avança”, vinculado politicamente ao coronel da Guarda Nacional João Pereira Barbosa, seringalista e várias vezes superintendente do município.
A bisavó do ministro, a professora Rachel Fonseca de Castro, itacoatiarense de nascimento, fundou em 1913 e dirigiu por vários anos o Colégio Sagrado Coração de Jesus, dedicado a crianças do sexo feminino.
O casal teve quatro filhos. O mais velho, anos depois e já no Maranhão, constituiu família e teve, entre seus filhos, o atual ministro da Justiça.
Em eventos do Governo Federal, Dino sempre procura fortalecer suas raízes nortistas, declarando a origem de sua família.
Além dos vereadores de Itacoatiara, é aguardada a presença de diversas autoridades na solenidade que concederá a homenagem ao ministro.
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução