julho 18, 2025 19:44

TCU aponta baixa adesão a novas regras para licitações

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou baixa adesão por parte da administração pública à nova Lei de Licitações e Contratos, mesmo após mais de dois anos de transição já transcorridos. A regra entra plenamente em vigor em janeiro de 2024.

Entre agosto de 2021 e julho de 2023, foram concluídos 196.136 processos licitatórios pela plataforma de compras do governo federal. Desses, apenas 3,1%, ou 6.127 licitações, foram feitos com fundamento na nova lei.

A plataforma de compras do governo federal foi utilizado por menos de 13% dos municípios para processar suas licitações ao menos uma vez nos últimos doze meses. Isso traz riscos, porque essas plataformas não passaram por processos de auditoria e certificação.

De acordo com o TCU, não há como garantir o sigilo das propostas e dos potenciais licitantes, “bem como o tratamento isonômico de todos os concorrentes”.

 

Com informações da Revista Veja

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Moraes diz que Bolsonaro confessou extorsão contra Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, ao impor medidas restritivas a Jair Bolsonaro (PL)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!