abril 3, 2025 07:42

Aleam fará audiência pública sobre contaminação de poços artesianos em Parintins

A contaminação do lençol freático em 22 poços artesianos de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) compromete a qualidade da água consumida pela população. Há metais pesados entre amônia, nitrato e alumínio, além de outros elementos químicos cancerígenos.

A situação voltou a ser tema de debate nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O presidente da Comissão de Geodiversidde, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, deputado Sinésio Campos (PT), anunciou que a comissão vai realizar audiência pública no próximo dia 4, em Parintins, com a participação dos órgãos competentes para tentar resolver um problema de poluição das águas, que já dura décadas no município.

“A Cosama revelou uma análise de 22 poços que operam de forma irregular devido às elevadas concentrações de amônia, ferro, nitrato e alumínio, além da detecção de coliformes fecais. É dever do município de Parintins cuidar do saneamento básico. A água é vetor de saúde, mas também de doenças”, cobrou.

De acordo com Sinésio, a poluição de poços artesianos não é algo exclusivo de Parintins e também vem acontecendo em outras localidades. “Eu sou presidente desta Comissão de Saneamento, fizemos audiências públicas com UEA e Ufam sobre a qualidade da água do em Parintins. Em 2018 tivemos audiências em Amaturá, Jutaí, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos”, explicou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

RR: CPI da Grilagem aponta possível favorecimento para filho de Denarium

O que está sendo descoberto de ações suspeitas por meio da CPI da Grilagem, impressiona. Durante a CPI, foram...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!