A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas modernizou a TV Aleam ao implantar o sistema de autodescrição para incluir os deficientes visuais ao acesso as transmissões das noticias do parlamento estadual. A iniciativa tem como objetivo aproximar os telespectadores no processo de inclusão. Atualmente, a emissora já possui interpretes de libras para alcançar pessoas com deficiência auditiva.
Com o novo sistema, os apresentadores dos programas da TV Aleam utilizarão a autodescrição para telespectadores com deficiência visual. A autodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam acompanhar e entender melhor programas de TV e telejornais, ouvindo o que pode ser visto. É a arte de transformar aquilo que pode ser visto no que é ouvido.
Com este recurso é possível se conectar a cenários e figurinos, expressões faciais e conhecer pessoas. Agora, os apresentadores da grade da TV Aleam farão autodescrição do início do telejornal Bom Dia identificando o seu nome, cor da pele, aparência física, roupa que estão usando, cenário e localização. A ferramenta vai facilitar, por meio da audição, o entendimento das noticias aos deficientes visuais.
De acordo com o coordenador da TV Aleam, jornalista Saulo Borges, a nova ferramenta já é usada em outras Assembleias Legislativas do país. “Durante a 26ª Conferência da Unale, que ocorreu em Fortaleza, a diretora de Comunicação da Aleam, Mônica Santaella, acompanhou e achou interessante a proposta que já acontece em outras TVs Legislativas do Brasil. Ao implantar essa autodescrição, incluiremos milhares de pessoas que podem assistir a nossa programação, mesmo com deficiência visual”, afirmou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem, atualmente, mais de 500 mil deficientes visuais no Brasil e o processo de inclusão é fundamental para essa importante parcela da população. Por conta disso, a TV da Assembleia Legislativa do Amazonas dá mais uma passo para oferecer a melhor experiência no consumo de conteúdo.
A TV Aleam está presente em 39 municípios do Amazonas, nos canais 6.2 (canal aberto) digital e canal 6 pela Claro TV.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução