janeiro 19, 2025 06:49

Em CPI, Marina Silva aborda ONGs e diz que projeto da BR-319 está no DNIT

Nesta segunda-feira, 27, a ministra Marina Silva participou de audiência da CPI das Ongs no Senado Federal. A titular da pasta de Meio Ambiente defendeu o Fundo Amazônia e a atuação das ONGs. As contas foram auditadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas a proposta da CPI é ir além. O presidente, senador Plínio Valério, defende ampliar a fiscalização do emprego do recurso, principalmente na finalidade. 

“Ela comprovou que avaliza o que as ONGs fazem. Que o dinheiro repassado é normal e que estão agindo corretamente”, avaliou Plínio Valério em conversa com o Portal O Poder.

Questionado sobre o posicionamento da ministra ser problemático, Plínio afirmou que dependendo do governo,  tudo pode ficar como está ou piorar. 

Sobre a BR-319, Marina Silva ressaltou que a culpa não é dela e que já se passaram dez anos desde que ela saiu do ministério e nada aconteceu. De acordo com Plínio Valério, a ministra também falou da ameaça ao meio ambiente e do impacto ambiental. 

“Eu disse a ela que no trajeto, na estrada, não teria impacto nenhum posto que a rodovia já existe. Disse ainda que renunciaria ao meu mandato se uma única árvore tivesse que ser derrubada no trajeto. Não vai!”, destacou Plínio Valério. 

Marina Silva falou do impacto no entorno da BR-319 e suas problemáticas. Em resposta, Valério disse que a fiscalização é papel do governo. A ministra também informou que o projeto de pavimentação da BR-319 está no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que deve apresentar um plano para que o Ibama analise. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!