março 5, 2024 00:00

Padrinho de Silas é cotadíssimo para ser o novo presidente da Câmara dos Deputados

spot_img

Lula se aproxima ainda mais

O convite para um encontro informal após o recesso de fim de ano foi feito pelo presidente Lula ao deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. A iniciativa ocorreu durante a sessão solene de promulgação da PEC da reforma tributária, realizada na quarta-feira, 20, no plenário da Câmara. Desde o ano passado ele já tinham esse contato, pois era muito evidente às chances do vice presidente da Câmara e vice presidente dos Republicanos, Marcos Pereira ser o sucessor de Lira.

Marcos Pereira, que também é 1º vice-presidente da Câmara, subiu à mesa diretora para cumprimentar Lula e demais autoridades presentes. Durante esse cumprimento, que envolveu aperto de mãos e abraço, o presidente expressou sua satisfação em ver o líder partidário.

Embora afirme a independência do Republicanos, Marcos Pereira deu seu aval para que o partido assumisse o Ministério dos Portos e Aeroportos no governo Lula em setembro de 2023. Esse movimento estratégico visa uma aproximação tática com o Palácio do Planalto, vislumbrando a candidatura de Pereira à sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara em 2025.

Pereira aceitou o convite e embarcou com Lula no avião presidencial rumo a São Paulo no final da tarde da quinta-feira (1º/2). O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também foi junto.

No voo, segundo relatos, Lula e Pereira conversaram sobre a regulamentação da reforma tributária, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e sobre futebol. A sucessão de Lira não teria abordada.

Silas prestigiado

Isso tudo são enredos para uma possível ‘salvação’ do deputado Silas Câmara para o seu processo de cassação, porque a força política dos Republicanos vai aumentar, tendo como presidente da casa dos deputados o deputado federal Marcos Pereira, no qual Silas usufrui de grande prestígio, já que são amigos pessoais e coligionarios do mesmo partido.

Marcos Pereira sempre esteve ligado ao Amazonas, pois foi ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC no governo do Michel Temer, chegando a presidir uma reunião do CAS na Zona Franca de Manaus.

Da redação para Portal O Porder, com informações de do portal Metrópole. 

Imagens: divulgação.

 

Últimas Notícias

Projeto de Caio André que beneficia atletas de jiu-jítsu avança na CMM

O Projeto de Lei nº 145/2023, que busca isentar a taxa de inscrição em eventos esportivos para atletas praticantes...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!