abril 14, 2024 08:00

Após não revelar suposto “analista” por trás de “análises”, Realtime1 agora diz que usa Inteligência Artificial

spot_img

Depois de tanto tempo sem revelar o analista responsável pelas suas análises duvidosas, o RealTime1 ao ser provocado, agora vem com a desculpa de que não tem analista e usa ferramentas de Inteligência Artificial (IA). O portal não esclarece qual método utiliza em suas análises, se a IA ou outro método para a crítica das pesquisas de intenção de votos, que é feita por cruzamentos dos dados em questionário desenvolvido com a consultoria de estatísticos.

No dia 8 de fevereiro, o Portal RealTime1 publicou essa inovação, que seria uma espécie de avalista de todas as pesquisas publicadas dessa data em diante. No seu próprio texto, é revelado que as análises eram feitas pelos jornalistas do portal (veja o print abaixo). Ainda afirmam que tais profissionais iriam avaliar a qualidade das pesquisas, atribuindo pesos para cada tópico analisado e pontuação individual para cada resposta.

RealTime1 não divulga nome de analista 

O que atribuiu esse poder de avaliar para os jornalistas? Eles foram qualificados pra isso? Nem todos os jornalistas dominam técnicas de estatísticas para avaliar estudos publicados de forma cientifica. Ou seja, isso tudo é para esconder o seu suposto analista fake que, com certeza, é alguém que domina ou diz dominar esse ramo cientifico para avaliar seus concorrentes.

O pior desse enredo é atribuir notas aos estudos publicados, constrangendo os profissionais que trabalham em seu corpo técnico e os colegas que realizaram o estudo cientifico, sabendo que existem órgãos de controle como o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Associação Brasileira de Empresa de Pesquisas (Abep).

RealTime1 nunca criticou pesquisas por telefone

A RealTime1 nunca questionou os estudos feitos pelo Instituto Perspectiva em pesquisas realizadas por telefone, como ele mesmo afirmou em live no you tube. Veja vídeo.

 

O portal também nunca questionou o desequilíbrio do empresário quando chamou um dos seus funcionários de estúpido. Veja vídeo abaixo.

 

Justiça

A Pontual Pesquisas entrou na justiça para o RealTime1 revelar o suposto analista por trás das análises fakes contra as empresas que concorrem com a empresa Perspectiva, de Durango Duarte.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Marcelo Ramos realiza evento com militância do PT

Pregando o diálogo, primeiro com os membros do Partido dos Trabalhadores e consequentemente com os partidos da federação que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!