A cerimônia de retotalização de votos e emissão do diploma de vereador a Isaac Tayah foi realizada nesta sexta-feira, 05, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O político travou uma longa batalha judicial para que a fraude à cota de gênero do partido Agir (antigo Partido Trabalhista Cristão -PTC) fosse reconhecida pela Justiça Eleitoral.
“Foram anos de árdua batalha judicial, mas a perseverança venceu. Muito ouvi que essa ação seria infrutífera, mas, como um bom teimoso que sou, prosseguimos, lutamos e vencemos”, escreveu o advogado do processo, Iuri Albuquerque. Ele também agradeceu a sua equipe e desejou a Isaac Tayah um bom mandato.
Posse
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) publicou a perda de mandato do, agora, ex-vereador Peixoto (Agir) na edição do diário dessa quinta-feira, 04. A decisão é retroativa e está valendo desde o dia 1º de abril.
O presidente da Casa Legislativa, Caio André (União Brasil), deu posse à Isaac Tayah também na tarde desta sexta-feira, 5.
Entenda o caso
O processo 060165889.2020.6.04.0001 foi movido pelo ex-vereador Isaac Tayah e o Partido Democracia Cristão contra as candidaturas consideradas “laranjas” do Agir (antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), referente às eleições municipais de 2020. De acordo com o processo, a sigla praticou fraude à cota eleitoral de gênero de 30% de candidaturas femininas obrigatórias.
Em março, o TRE-AM reconheceu a fraude após um longo tempo de tramitação do processo na Corte Eleitoral.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução