fevereiro 22, 2026 08:32

Roberto Cidade apresenta projeto de lei que incentiva o uso do biogás e biometano

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), apresentou o Projeto de Lei nº 181/2024 que estabelece diretrizes para implementação do incentivo do uso do biogás e do biometano.

De acordo com a matéria em seu artigo 2º, para os efeitos desta Lei, entende-se por: Art. 2º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

I – cadeia produtiva do biogás e do biometano: o conjunto de atividades, empreendimentos e arranjos produtivos ligados entre si por relações contratuais e que fazem parte de setores da economia que prestam serviços e utilizam, produzem, geram, industrializam, distribuem, transportam ou comercializam produtos derivados da biodigestão, inclusive de resíduos sólidos e efluentes;

II – resíduos sólidos: os resíduos em estado sólido ou semissólido resultantes de atividade industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, inclusive os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água e os resíduos gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água;

III – efluentes os despejos líquidos provenientes de diversas atividades ou processos;

IV – biodigestão: a transformação de matéria orgânica em novos produtos por meio do processo de decomposição anaeróbia, entre outras.

O projeto de lei determina ainda que, as operações de produção e comercialização de biogás e de biometano serão submetidas às normas de segurança contra incêndios previstas na legislação federal e estadual.

A matéria está em tramitação na Aleam e vai passar pelas comissões especiais, antes de ser votada no plenário Ruy Araújo.

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!