janeiro 18, 2025 22:41

Alerta de estiagem em Tabatinga preocupa todo o estado

Os primeiros sinais da estiagem em Tabatinga (a 1.17 quilômetros de Manaus) começam a preocupar todo o Amazonas. A expectativa é de que o fenômeno seja mais severo que o ocorrido no ano passado, o que pode dificultar e encarecer o processo eleitoral deste ano. Com exclusividade ao Portal O Poder, o prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy (MDB), falou que já começa a avaliar medidas preventivas para amenizar as consequências da vazante deste ano.

“A estiagem ou seca é um fenômeno natural que vem assolando parte da Região Norte trazendo diversas dificuldades principalmente aos municípios localizados nas margens do Rio Solimões, rio este que ainda está processo de formação, ou seja, a cada ano novos bancos de areia são formados e novas ilhotas surgem o que ocasiona uma certa dificuldade na logística destas localidades”, afirmou.

O prefeito afirmou ainda que a prefeitura de Tabatinga por intermédio das suas secretarias vem trabalhando para que possam enfrentar as dificuldades sem tanto transtorno para a população. Ele disse que segundo análises comparativas do nível do rio este ano teremos uma seca de moderada a severa, podendo ultrapassar a seca histórica do ano passado.

Ao ser questionado sobre quais as ações a prefeitura está tomando ou vai tomar para amenizar os impactos da estiagem e se essa seca severa pode atrapalhar as eleições deste ano, Saul Bemerguy foi enfático.

“O município de Tabatinga está realizando diversas ações de preparação para uma possível estiagem no de 2024 como a entrega de informativo para as instituições públicas e privadas com o intuito de orientar e instigar o planejamento de ações que proporcionem a devida prevenção, mitigação e preparação  no enfrentamento aos desastres naturais, em especial a estiagem/seca que se avizinha”, explicou.

De acordo com o prefeito ainda serão realizadas outras ações como: reuniões com lideranças comunitárias; visita às comunidades; atualização de cadastros dos moradores; identificação, mapeamento e monitoramento de riscos, ameaças e vulnerabilidades locais; perfuração de poços artesianos, uma parceria entre a Secretaria de Educação e Defesa Civil.

A prefeitura de Tabatinga ainda prevê a realização da manutenção nos sistemas de tratamento de água já instalados; instalação de novos sistemas de tratamento de água; visita técnica as comunidades para identificar uma solução para capitação de águas pluviais.

Em relação ao período eleitoral e se ele acredita que o dia da votação possa ser complicado pelo isolamento de várias comunidades por conta da estiagem, Saul Bemerguy foi enfático. “Estamos trabalhando para que asa eleições ocorram sem problemas e que todos possam participar deste ato democracia e exercer seu direito ao voto”, destacou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Imagens: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!