setembro 7, 2024 21:28

Durango ameaça presidente do TRE-AM e depois pede desculpas em nota

Em áudio vazado, o publicitário e dono da empresa Perspectiva Mercado e Opinião, Durango Duarte, atacou e ameaçou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), João Simões. O motivo é que o desembargador determinou uma Reunião Geral com os institutos de pesquisas eleitorais para o próximo dia 17 de julho no plenário da Corte.

A solicitação da reunião foi feita pelo Comitê de Combate à Desinformação, por intermédio do coordenador Marcelo Manuel da Costa Vieira. Conforme despacho de Simões, a motivação tem “o objetivo de proporcionar esclarecimentos por parte daqueles institutos em razão de acontecimentos recentes e fatos relacionados a partidos políticos que estariam tentando criminalizar os estudos eleitorais devidamente registrados”. Devem participar os representantes do Instituto Pontual Pesquisas, do Ipen, do Instituto Projeta, do Instituto Eficaz, da Action e do Direto ao Ponto. 

Porém, o espaço dado a essas empresas desagradou Durango Duarte, que há muito tempo tenta monopolizar o mercado de pesquisas eleitorais do Amazonas e atribui o trabalho de seus concorrentes como “fraudadoras”. O publicitário utilizou, junto aos seus parceiros, vários mecanismos de intimidação aos seus concorrentes, seja pelas análises fakes ou por via processual. Vendo que o próprio Tribunal abriu espaço para uma discussão transparente aos seus colegas de mercado, ele ‘perdeu a cabeça’. “Orienta o teu presidente a não fazer o que vai fazer no próximo dia 17, às 15h30. Vocês vão levar o Tribunal ao ridículo”, diz. O áudio completo está a seguir: 

O empresário ainda faz ameaças ao desembargador presidente e ao assessor de imprensa da Corte de Contas, jornalista Claudio Barbosa, que está apenas exercendo seu trabalho. “Não faça a reunião com institutos ‘fraudulentos’ para eles se justificarem. O presidente desembargador João Simões vai passar vergonha. Ele vai ter que cortar minha palavra na reunião e vou denunciá-lo por abuso de autoridade e compactuação com institutos ‘fraudulentos’. Vai ser nesse nível e eu não vou brincar”, ameaça. A íntegra do áudio está a seguir:

O posicionamento de Durango Duarte com uma simples convocação de reunião para proporcionar esclarecimentos sobre o trabalho exercido pelos institutos de pesquisas mostra que o empresário não respeita as autoridades, não tem ‘fair play’ e não contribui para a competitividade sadia do mercado. Além disso, também comprova que ele coopera diretamente para o cenário que colocou a credibilidade das pesquisas eleitorais em cheque, uma vez que analisa, por meio de lives, pesquisas concorrentes e tem amizades de longa data que gerenciam sites que também fazem análises e até pontuam essas pesquisas

Depois da má repercussão…

Após a tentativa de intimidação ser revelada, Durango Duarte emitiu uma nota pedindo desculpas ao desembargador e presidente do TRE-AM, João Simões, e falando que sua ameaça foi apenas “indignação”. Veja:

Transparência

Marcada para o próximo dia 17, às 15h, e divulgada também pelo TRE Amazonas, a reunião com os representantes dos institutos eleitorais tem o objetivo de proporcionar esclarecimentos em razão de acontecimentos recentes e fatos relacionados a partidos políticos que, supostamente, estariam tentando criminalizar os estudos eleitorais devidamente registrados e induzindo a Corte ao erro.

Os representantes dos institutos de pesquisas eleitorais irão demonstrar para a Justiça Eleitoral amazonense a forma em que atuam no pleito, indicando a metodologia de trabalho e comprovando a seriedade do trabalho científico e acadêmico, que é um importante instrumento da democracia.

Atualmente, há um movimento de criminalização de pesquisa eleitoral contra os institutos. Por isso, o objetivo da reunião é demonstrar o processo sério que é utilizado no Brasil e em todos os países democráticos que utilizam as pesquisas eleitorais.

 

Da Redação

Foto: Portal O Poder

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!