Os institutos de pesquisas eleitorais encaminharam ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por intermédio do Coordenador do Comitê de Combate à Desinformação, Marcelo Manuel da Costa Vieira, a Portaria TRE/AM nº 522/2024, 0000230257), (0000242764), para que seja agendada reunião com os representantes do Instituto Pontual Pesquisas, Ipen, Instituto Projeta, Instituto Eficaz, Action e Direto ao Ponto.
O objetivo da reunião é proporcionar esclarecimentos em razão de acontecimentos recentes e fatos relacionados a partidos políticos que, supostamente, estariam tentando criminalizar os estudos eleitorais devidamente registrados e induzindo a Corte ao erro.
De acordo com o órgão, “diante da relevância da matéria, determino que seja agendada Reunião Geral de Combate à Desinformação com os institutos de pesquisa eleitoral, no dia 17, (próxima quarta-feira), às 15h, no Plenário do TRE/AM, a fim de discutir a integridade do processo e das pesquisas eleitorais”.
Os representantes dos institutos de pesquisas eleitorais irão demonstrar ao TRE/AM a própria atuação no pleito, indicando a metodologia de trabalho, comprovando a seriedade do trabalho cientifico e acadêmico, que é um instrumento da democracia.
Atualmente, há um movimento de criminalização de pesquisa eleitoral contra os institutos. Por isso, o objetivo da reunião é demonstrar o processo sério que é utilizado no Brasil e no mundo em todos os países democráticos que utilizam as pesquisas eleitorais. Os partidos políticos têm feito a judicialização de toda a publicação de pesquisa eleitoral realizada em Manaus.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução