O céu ficou cinza em cidades da Grande São Paulo, com grande aspecto de poluição, devido à fumaça provocada por diversos focos de queimada vindos do interior do estado e da Amazônia, no Norte do país. Em foto, é possível ver a situação de Carapicuíba na tarde desta sexta-feira, 23.
Desde quinta-feira, 22, uma série de incêndios em vegetações próximas a rodovias do Noroeste paulista, principalmente, têm causado uma série de transtornos aos moradores e motoristas.
“Toda a região do estado está sob influência de correntes de vento que acontecem cerca de 2 Km de altura, os chamados jatos de baixos níveis. Essas correntes estão soprando desde a Amazônia até o interior do estado de São Paulo e chegando aqui na região metropolitana”, explicou César Soares, meteorologista do Climatempo.
“Acaba transportando a fumaça das queimadas de todas essas áreas em direção ao estado de São Paulo e também aqui à capital paulista”, completou.
Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desta sexta, todas as estações que medem a situação do ar na Grande São Paulo indicavam qualidade ruim ou moderada.
De 1º de janeiro a 25 de julho, o estado de São Paulo registrou o maior número de queimadas dos últimos 14 anos, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Neste ano, as cidades que aparecem no topo do ranking de queimadas são: Jaú (26), Itapeva (24), Campinas (21), Mogi Mirim (17) e Piracicaba (17). A área atingida até o momento em 2024 representa 60% de Mata Atlântica.
Em foto, vista da Zona Leste da capital a partir da região central no final da tarde desta sexta-feira, 23.
Transtornos
Houve, inclusive, um engavetamento na Rodovia Armando de Sales Oliveira (SP-322), em Pitangueiras, região de Ribeirão Preto, com ao menos sete veículos que deixou feridos. Uma usina foi evacuada e aulas precisaram ser suspensas.
Dois funcionários de uma usina morreram enquanto tentavam combater um incêndio em Urupês, na região metropolitana de São José do Rio Preto.
Segundo apurado pela TV TEM, os trabalhadores estavam em um caminhão, tentando apagar o incêndio, quando o veículo caiu em um buraco e eles não conseguiram fugir das chamas.
Da Redação, com informações g1 São Paulo
Foto: Divulgação