fevereiro 22, 2026 09:20

OAB vai ao STF contra multa para quem usar VPN para acessar o X

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, junto com o apoio da Diretoria Nacional, do Conselho Federal e do Colégio de Presidentes das Seccionais, se manifestou sobre a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão impõe a aplicação de multa aos usuários que utilizarem VPN, que é uma rede privada virtual que protege a navegabilidade dos internautas, ou outros mecanismos para acessar o X, antigo Twitter.

Por meio de nota, a OAB ressalta que zela pelos direitos e garantias individuais e, por esse motivo, apresenta uma petição junto ao STF solicitando revisão ou esclarecimento, em que é citada a aplicação de multa no valor de R$50 mil a todos os usuários que utilizarem o VPN. 

O documento foi assinado pelo presidente da OAB, que destaca: “Nenhum empresário ou empresa está acima da lei no Brasil. Por isso, defendemos a independência e a autonomia do Judiciário para proferir as decisões e adotar as medidas necessárias para coibir qualquer excesso. É preciso, no entanto, que as medidas ocorram dentro dos limites constitucionais e legais, asseguradas as liberdades individuais”. O pedido de revisão da decisão emitido pela OAB é na tentativa de manter o direito constitucional do cidadão à liberdade individual assegurada. 

Com informações da OAB

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!