O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio dos desembargadores, realizará uma eleição na sessão ordinária de amanhã, 10, para a escolha dos novos dirigentes do poder Judiciário Estadual e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
As eleições são para definir quem atuará nos próximos anos. A sessão será conduzida pela presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge. Concorrerão ao cargo quatro magistrados para os cargos diretivos do TJAM, visando o mandato de 2025 a 2026.
Para o cargo de presidente do TJAM, apenas o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, que é o atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas, formalizou inscrição para concorrer à função e deve ser aclamado junto aos seus pares.
Para os cargos de vice-presidente do Judiciário Estadual vão disputar os desembargadores José Hamilton Saraiva dos Santos e Cezar Luiz Bandiera. As eleições devem ocorrer no mínimo 60 dias antes do término do mandato atual, conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 261/2023.
TRE-AM
A escolha para os dirigentes do TRE-AM também ocorrerá no dia 10. Dois nomes de desembargadores serão definidos para ingressar como membros titulares, na classe de magistrados desembargadores, do TRE-AM. Os escolhidos exercerão o cargo de presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral. O último exerce também a função de corregedor eleitoral.
Para a presidência, concorre apenas a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, que formalizou sua inscrição.
A vaga de vice-presidente e corregedor do TRE-AM será disputada entre a desembargadora Nélia Caminha Jorge, atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Com informações do TJAM
Foto: Divulgação