Nesses últimos 15 dias até a eleição, os candidatos aos cargos de prefeito e vereadores devem intensificar os trabalhos de suas campanhas. Os que almejam o Executivo, estão tentando conquistar e reverter votos para conseguir ir para o segundo turno de forma tranquila e sem muita diferença com o concorrente.
A última pesquisa Pontual, publicada no dia 13 de setembro, mostra que 67,7% dos entrevistados, ou seja, dois terços da amostra tem voto definido. Ainda no mesmo estudo, 25,3% admitiram que podem mudar de voto e 7% que não souberam opinar em que votariam, totalizando 32,3% de votos que podemos considerar “indefinidos”. São esses eleitores que os candidatos irão se esforçar nos próximos 15 dias para conquistarem e, assim, terem um bom desempenho.
À medida que o dia da eleição vai se aproximando, o eleitor vai formando sua opinião e concretizando a sua escolha de voto. Baseado em dados de eleições anteriores, o Instituto Pontual diz que o número de decididos deve aumentar de 10% a 15% nas próximas semanas.
Por isso, os candidatos têm valorizado mais a campanha corpo-a-corpo do que a digital. Isso porque os eleitores amazonenses ainda preferem políticos que tenham uma proximidade com seu cotidiano, preferências, dificuldades e objetivos sociais. E é nessa particularidade que os candidatos tentam conquistar votos. O resultado desta estratégia será conhecido na noite do dia 6 de outubro, quando os vereadores forem definidos, assim como os cenários para as prefeituras.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação