De acordo com os dados do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Manaus possui 833 candidatos ao cargo de vereador para preencher as 41 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ou seja, são 20 candidatos por vaga na Casa Legislativa.
Nessa reta final, faltando 10 dias para a eleição, pedir votos de suas bases e intensificar as estratégias da campanha é o que pode definir o futuro desses candidatos.
Importância para o majoritário
Os candidatos a prefeito contam com a ajuda dos candidatos a vereador e vice-versa. Isso porque eles acabam atuando como cabos eleitorais significativos nas comunidades em prol do objetivo de eleger o candidato de sua coligação para a Prefeitura, além deles mesmos para a CMM.
A parceria torna-se sucesso quando bem executada. Por exemplo, de todos os majoritários para a Prefeitura de Manaus, o candidato Roberto Cidade (UB) tem o maior número de candidatos a vereador. São 296, no total. Ou seja, todos eles levam o nome de Cidade para os seus eleitores e são ajudados pelo candidato. O trabalho deu resultado com o candidato subindo nas pesquisas e que dão o político no segundo turno dando continuidade a disputa.
Por outro lado, essa parceria não é vista com todos os políticos. Existem candidatos a vereador que não fazem campanha para o postulante ao majoritário, deixando o seu eleitor livre. De acordo com os bastidores, é porque não viram fidelidade e nem cumprimento de promessas dos líderes da coligação.
Baixa renovação
Historicamente, a CMM costuma renovar metade dos vereadores, os números ficam entre 40% e 50%. Com a divisão de partidos e o quociente eleitoral, o Portal O Poder calcula que essa renovação seja de 40% e que 60% dos vereadores devem voltar ao plenário da Casa Legislativa.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder