abril 29, 2024 16:09

Eleições 2024: Divisão de partidos pode resultar em baixa renovação na CMM

spot_img

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem um histórico de renovação de metade dos vereadores. Em 2016, houve mudança em 48% das cadeiras, enquanto em 2020 teve 50%. Mas será que em 2024 será assim? 

É preciso levar em consideração no cenário deste ano que não existem mais as coligações e que os vereadores de um mesmo partido “duelarão” entre si por uma cadeira na Casa Legislativa municipal. 

Com o término da janela partidária e a nova disposição das bancadas na CMM, é possível analisar que os partidos tanto da situação quanto o da oposição estão bem distribuídos. Essa disposição de forças pode resultar em uma baixa renovação na Casa Legislativa. 

A estratégia de pulverização pode beneficiar os parlamentares, que possuem mais recursos do que aqueles que não têm mandato. Neste cenário, eles terão mais estrutura, mais comoção pública e podem arrastar mais votos para os seus partidos, mantendo o número de representantes na Casa Legislativa. Atualmente, a maior parte das siglas tem 2 ou 3 vereadores os representando e com grande potencial de votos.  

Quem não tem mandato, terá mais trabalho durante a campanha política para vencer os desafios políticos e conseguir ser mais bem sucedido que seus colegas de partido. 

Mas pode ser que não ocorra…

“Penso que até por conta do desgaste e da falta de dinheiro, acima de tudo, vai haver uma renovação de 40%”, analisa o cientista político Helso Ribeiro.

Ele pontua que depende muito do quociente eleitoral. O cálculo dependerá do número de abstenções e votos nulos e brancos, uma vez que leva em consideração apenas a quantidade de votos válidos. Outro desafio será o recurso financeiro para bancar uma eleição.

“As eleições estão cada vez mais caras, dispendiosas. Então, quem tem mandato tem uma estrutura que o próprio mandato oferece com muitos servidores, cotão, carros à disposição. Isso é uma ajuda, evidentemente. Mas tradicionalmente, mesmo com tudo isso, há essa renovação de 40% para cima”, finaliza.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Novo cálculo do Fundeb 2023 deve engordar cofres dos municípios

O demonstrativo de ajuste anual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!