O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas, respondeu ao pedido de recurso que foi interposto pelo candidato à prefeitura de Autazes, Wanderlan Sampaio, do União Brasil. O processo foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 30.
O pedido de recurso para Wanderlan concorrer ao cargo no pleito deste ano foi negado pelo MPE, no Recurso Eleitoral, mantendo os termos da sentença recorrida, indeferindo o registro de candidatura de Sampaio. Wanderlan segue sendo considerado inelegível para disputar o cargo e inapto para receber votos.
O Procurador Regional Eleitoral, Rafael da Silva Rocha, foi quem assinou a decisão. No documento, foram destacados o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do próprio MPE. Esse recurso foi negado em segunda instância e o pedido foi feito em Manaus. Em Autazes, todos os pedidos de Wanderlan também foram negados.
São mais de 10 processos que justificam a inelegibilidade de Wanderlan, o impossibilitado de concorrer às eleições de 2024. Esses são os motivos de improvimento de recurso por parte do MPE.
Confira a decisão do MPE aqui
Ludmila Dias, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/ O Poder