outubro 8, 2024 11:56

TV A Crítica realiza debate com os candidatos à Prefeitura de Manaus

A cinco dias das eleições a TV A Crítica realizou, nesta terça-feira (1º), o debate entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Manaus. O evento teve a ausência do atual prefeito, David Almeida (Avante). O candidato Roberto Cidade (União Brasil) também não compareceu e mandou uma nota justificando que teria um compromisso no mesmo horário.

O encontro começou às 21h20 e foi até às 23h com apresentação do jornalista Chico Pinheiro, no novo Centro de Produção da TV A Crítica. Estavam presentes os candidatos Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania), e Marcelo Ramos (PT).

Depois da apresentação dos candidatos, o debate começou com Marcelo Ramos que perguntou a Amom Mandel sobre a saúde e a fila do Sisreg, que segundo ele, é a fila da morte. Amom Mandel respondeu que além da construção de um Hospital Municipal para desafogar a demanda da saúde,  prometeu Unidades Básicas de Saúde (UBS) e UPAs funcionando 24 horas.

Ainda no primeiro bloco, Marcelo Ramos disse sem citar nomes, que alguns candidatos queriam ser o cetro do debate. “Sobre a sua ótica eu quero afirmar que a segurança pública é responsabilidade do governo do Estado que tem a Policia Militar e Civil e que fecham às 17h as delegacias. A prefeitura pode voltar a colocar a guarda municipal na porta das escolas que protege muito mais que o sistema de câmeras. Vamos usar a guarda municipal para proteger escolas públicas e os coletivos. A responsabilidade da prefeitura com segurança publica é subsidiária.

Alberto Neto defendeu a implantação no município da Escola Cívico Militar. “Manaus é a pior da capital com o número de creches. Enquanto o prefeito gasta R$ 200 milhões com propaganda, temos 160 mil crianças foras das creches. Temos que ter Escola Cívico Militar com hino nacional,  hasteamento da bandeira, professor sendo respeitado. Vamos colocar em 503 escolas e vamos fazer assim como no vale do Silício vamos fazer o vale da floresta”, disse.

Marcelo criticou dizendo que uma escola básica é de crianças de cinco anos que não precisam marchar e fazer ordem unida. “Vamos fazer exame médico pois uma criança com problema de visão ou desnutrida não pode estudar bem”, disse.

Infraestrutura

No segundo bloco foram temas definidos e no sorteio foi infraestrutura e o primeiro a responder foi Marcelo Ramos que citou legados do Lula como a Arena da Amazônia, entre outros. “Temos que acabar com a esculhambação de fazer asfalto em um ano e ter que reformar de novo no outro. Temos um compromisso estruturante com a vida dessa cidade para fazer corredores exclusivos de ônibus para aumentar a velocidade e fazer viadutos. Tirar veículos de cargas nos horários de picos”, disse

Cultura

O próximo tema sorteado foi para Alberto Neto e comentado por Marcelo Ramos foi cultura. “O mundo todo tem curiosidade de conhecer a cultura manauara. Mas, infelizmente o artista da cidade está sendo desprestigiado quando o prefeito gasta milhões para trazer artistas de fora. Temos projeto para levar linha de credito de 20 mil para o pequeno artista que estão começando. Chegou a hora do mundo conhecer a cultura manauara. A minha vice comprou o Hotel Tropical e temos um grande projeto”, afirmou.

Saúde

Amom Mandel citou que o prefeito prometeu construir um hospital municipal e que com menos dos recursos para pitar as ruas, o prefeito de Santa Catarina fez um Hospital Municipal. “Como prefeito de Manaus quero construir o hospital municipal, ampliação do horário do atendimento medico para melhorar a saúde da cidade e o prefeito se manteve omisso e agora na eleição veio prometer tudo isso”, denunciou.

Para responder Alberto Neto disse que a saúde do estado está um caos e que vão construir o hospital dos olhos para zerar a fila de cataratas. “Vamos tornar as nossas UBS todas com horários estendidos”, disse.

Mobilidade urbana

Amom Mandel criticou o prefeito David Almeida que não trocou a frota de ônibus e com essa medida pode aumentar a velocidade e reduzir o consumo de combustível. “E a hora de mudar e reformar o transporte coletivo”, disse.

Marcelo Ramos citou o BRT que foi sucesso em outras capitais e que foi um projeto fracassado em Manaus. “Vamos fazer sinalização  inteligente que dê prioridade aos Ônibus  articulados diminuindo o curso operacional com ônibus mais rápidos”, explicou.

Segurança

Manaus é a terceira capitam mais violência e dominada pelo tráfico de drogas e de que maneira a guarda municipal poderia colaborar. Marcelo Ramos disse que a responsabilidade é do governo do Estado e citou os assaltos dentro dos ônibus. “Vamos atuar de forma subsidiária utilizando a guarda municipal para fazer a vigilância de espaços públicos, Praças, UBS que vão ter guarda municipal. Agora o prefeito tem que ter autoridade de exigir que o governador cumpra as suas obrigações”, disse.

Empreendedorismo

Alberto Neto disse que o comércio é quem mais emprega em Manaus e que é a chave e o empreendedorismo tem que ser incentivado. “A atual gestão transformou Manaus em uma cracolândia e o comércio está fechando às 16h. A prefeitura abandonou o empreendedorismo”, afirmou.

Amom Mandel que respondeu a fala de Alberto Neto disse que tem propostas de emprego e renda para os jovens que precisam do primeiro emprego em parceria com a Ufam. “A prefeitura gastou mais com festas do que no empreendedorismo”, criticou.

Perguntas entre os candidatos

No terceiro bloco foram perguntas entre os candidatos com temas livres. Alberto Neto perguntou a Marcelo Ramos sobre os eu projeto de mobilidade urbanas. As pessoas têm o direito de andar a é vamos fazer calçadas e ciclovias. Depois o transporte coletivo com corredor exclusivo e sinalização inteligente. Temos que respeitar as pessoas mais humildes que andam nos ônibus. Vamos retirar os veículos de cargas em horário de pico”, disse.

Formato

O formato do debate seguiu a tradição da divisão em blocos, permitindo que todos os participantes utilizem seu tempo de forma igual. A ordem dos candidatos foi sorteada previamente, o que exigirá dos prefeituráveis não apenas habilidade comunicativa, mas também precisarão definir as melhores estratégias de abordagem.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Amazonas deverá aumentar bancada na Câmara Federal, assim como na Aleam

Logo após o encerramento do primeiro turno das eleições municipais de 2024, vereadores eleitos e os que não tiveram...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!