janeiro 20, 2026 13:51

Leda Mara é empossada procuradora-geral do MPAM para o biênio 2024-2026

A promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque foi empossada como procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) nesta terça-feira, 15, durante sessão extraordinária realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no edifício-sede do MPAM. Ela irá chefiar o órgão pelos próximos dois anos (Biênio 2024-2026).

Participaram da cerimônia o governador Wilson Lima; a 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins; a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; além de outras autoridades do Amazonas e dos estados vizinhos. 

Antes de passar o cargo para Leda Mara,o procurador geral de Justiça Alberto Rodrigues Nascimento Junior agradeceu aos seus familiares, aos membros do MPAM e aos servidores pelos quatro anos que esteve à frente do órgão, durante os biênios 2020-2022 e 2022-2024. Ele falou um pouco dos desafios e dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério na sua gestão. 

“Não tenho a menor dúvida da sua competência e de quanto a senhora está preparada para comandar essa instituição pelos próximos dois anos. A sua posse tem um outro significado. Numa sociedade machista, a senhora representa a conquista feminina e a ocupação de espaço de poderes pelas mulheres”, disse o governador Wilson Lima, que finalizou desejando sucesso e sabedoria à Leda Mara. 

A nova procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas iniciou seu discurso agradecendo a presença dos convidados, ao apoio de sua família e as amizades formadas no órgão ao longo dos anos trabalhando no local. Ela também reservou uma parte do discurso a exemplificar a conquista do ministro Mauro Campbell, que hoje é corregedor nacional de Justiça. Leda Mara falou dos desafios do MPAM no cenário atual e das particularidades do estado. 

“Ser promotor de Justiça no estado do Amazonas, assim como ser magistrado, é profissão para homens e mulheres com muita coragem, profissionais verdadeiramente devotados, sem dúvida. É compromisso da gestão que se inicia conferir dignidade laboral aos membros e servidores, empreendendo continuidade ao projeto sedes próprias com a consequente construção de espaços que comportem gabinetes dignos na capital e interior”, disse. 

Leda Mara assegurou que assume a gestão com uma vontade muito grande de acertar.  

Biografia 

Com 28 anos no MPAM e vasta experiência administrativa, Leda Mara Albuquerque irá chefiar o MPAM nos próximos dois anos (Biênio 2024-2026). Ela foi escolhida pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos em eleição interna no MPAM e figurar na lista tríplice com 101 votos no total.  

Essa é a segunda vez que Leda Mara Albuquerque assumirá o posto mais alto do MP do Amazonas, tendo comandado o parquet anteriormente entre 2018 e 2020.  Ela sucederá o atual PGJ Alberto Rodrigues . 

Graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nova procuradora-geral ingressou no MPAM em fevereiro de 1996.  

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução/ Youtube 

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!