dezembro 29, 2025 16:46

Portal O Poder acertou nomeações dos juízes eleitorais do TRE-AM

Em 2023, o Portal O Poder fez uma matéria com os possíveis nomes que poderiam compor o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o ano de 2024.  Giselle Pascarelli e Maria Benigno seriam as representantes femininas na Corte Eleitoral amazonense. Pela apuração, os nomes de Diogo Franco e Fabrício Marques, este retornando ao cargo, também foram cogitados. 

As vagas foram deixadas pelos advogados Felipe Medina, Fabrício Marques, Pedro Ribeiro e Kont Tsih Wang, que estavam como juízes eleitorais substitutos pelo Quinto Constitucional e saíram em 2023.

Diogo Franco

Em abril de 2023, o Portal O Poder noticiou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definiu a lista tríplice para o biênio 2023-2025 e escolheu o advogado Diogo Oliveira Nogueira Franco para compor o TRE-AM. Ele ocupou a vaga de juiz substituto no lugar de Luís Felipe Avelino Medina.

Fabrício Marques

Em novembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconduziu Fabrício Frota Marques ao cargo de juiz titular da Corte Eleitoral para o biênio 2023-2025. O primeiro biênio de Fabrício terminou em setembro do ano passado e havia a expectativa que ele retornasse.  

Giselle Pascarelli 

As nomeações femininas foram feitas em 2024. Lula nomeou no dia 27 de fevereiro a advogada Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes para o TRE-AM na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Kon Tsih Wang, que havia se afastado do cargo de desembargador eleitoral desde junho do ano passado quando não quis disputar a reeleição.

Maria Benigno 

Apesar de ser considerada uma das favoritas na Lista Tríplice para compor o Tribunal Eleitoral do Amazonas desde fevereiro, a demora na nomeação de Maria Benigno fez com que muitas pessoas achassem que a advogada não iria alcançar a vaga deixada por Pedro Ribeiro. Os boatos não se concretizaram e a advogada foi nomeada pelo presidente Lula na última quarta-feira, 16.

Entenda o processo de composição da Lista Tríplice

O TRE-AM informa ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que haverá uma vacância em determinado período em decorrência do fim do mandato de algum jurista. A partir disso, o TJAM abre um edital informando os profissionais da área sobre a existência da vaga e os convocando para a inscrição, onde devem atentar-se aos critérios, como a exigência da comprovação do exercício da advocacia pelo prazo mínimo de 10 anos.

Com o fim do prazo das inscrições, todos os nomes que atenderam aos critérios são levados ao Pleno do TJAM que, em votação, escolhe três nomes (lista tríplice).

A lista tríplice é enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde torna-se um processo administrativo que, após uma nova conferência acerca dos critérios para a ocupação do cargo, a encaminha para a presidência da República.

Após a escolha do presidente, acontece a homologação do nome de quem vai compor o Pleno do TRE-AM, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!