Finalizando 8 anos à frente da gestão de Fonte Boa, o prefeito Gilberto Lisboa (MDB), o Biquinho, decidiu convocar os aprovados do concurso público, Editais 01/2022, 02/2022 e 03/2022, para provimento de cargos efetivos do quadro pessoal do município. O Decreto nº 031/2024 surpreendeu a todos, já que Gilberto está terminando seu segundo mandato e não sinalizava que faria a convocação dos concursados.
O concurso, realizado em junho de 2022, teve oferta de 370 vagas, somando os três editais, e receita estimada em mais de R$ 80 milhões para nomeação dos aprovados. Entretanto, na lista publicada pela prefeitura, é possível perceber um número maior de candidatos convocados comparado ao que estava previsto nos editais. O ato de Biquinho é uma tentativa de dificultar a gestão do próximo prefeito, já que a receita do município ficará comprometida com a folha de pagamento.
No edital 001/2022 para Administração Geral, para o cargo de motorista de autos CNH A/B, que tinha previsão de apenas uma vaga, foram chamadas 11 pessoas. Outra discrepância também é encontrada no edital 002/2022, para Secretaria Municipal de Saúde, que previa duas vagas para técnico de enfermagem, mas foram convocados 23 profissionais.
Já no edital 003/2022 para Secretaria de Educação, duas vagas estavam previstas para professor de Ciências – Zona Urbana , mas 11 pessoas constam na lista.
No município, há rumores de que os convocados são pessoas privilegiadas pelo prefeito e que estão ligadas ao grupo político, fato que tem gerado revolta na população.
Nas eleições deste ano, o candidato Dr. Lázaro (Republicanos) teve mais de 50% da preferência do eleitorado e derrotou nas urnas o então sucessor de Biquinho, Dr. Alailson Lisboa, conhecido como Danoninho (MDB).
Da Redação