novembro 21, 2024 21:36

TCE-AM dá prazo para Andreson responder questionamentos sobre concurso de Autazes

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu o prazo de cinco dias para o prefeito de Autazes, Andreson Adriano Oliveira Cavalcante, responder sobre as supostas irregularidades constatadas no concurso público do Executivo Municipal. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial dessa terça-feira, 22.

A medida é referente ao edital de abertura nº 001/2024 que prevê a oferta de 1.896 vagas para provimento de cargos efetivos na Prefeitura de Autazes. A representação contra o certame, feita por Alberto Gênesis Auzier Ferreira, aponta diversas irregularidades como ausência do impacto financeiro na folha da prefeitura com novos servidores, a contratação do Centro de Seleção Pesquisa e Consultoria (Cespec), que venceu o pregão sem comprovar capacidade técnica para realizar o concurso, necessidade de contratação de recursos humanos e ausência de vagas destinadas às cotas obrigatórias.

Além disso, há requisitos incompatíveis para alguns cargos, a exemplo do agente de trânsito para o qual não foi solicitada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou formação de agente de trânsito, para o cargo de eletricista não há exigência para curso de formação, e motorista de autos sem idade mínima obrigatória exigida pela Lei – 21 anos – e certificado de curso especializado nos termos do Contran.

Na decisão, o conselheiro Júlio Assis Corrêa Pinheiro afirmou que, embora existam argumentos consistentes, é necessário ouvir a prefeitura para esclarecimentos sobre o concurso garantindo o direito ao contrário e ampla defesa previstos na Constituição Federal.

Após o prazo, com ou sem manifestação de Andreson, o requerimento voltará para relatoria. Caso a prefeitura não responda, o Tribunal poderá aplicar multa.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!