fevereiro 22, 2026 16:32

Professora Áurea aciona TCE-AM contra Raylan Barroso

A prefeita eleita de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus), Professora Áurea Marques (MDB), ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) contra o atual gestor do município, Raylan Barroso, por não iniciar a transição de governo. O processo nº 16202/2024 foi publicado no Diário Oficial do TCE de quarta-feira, 23.

Na ação, Áurea afirma que Raylan está descumprindo a Resolução nº 11/2016 do TCE-AM, que determina aos prefeitos que estão encerrando o mandato constituir, no prazo de cinco dias, a contar do resultado definitivo, uma Comissão de Transição de Governo.

No último dia 11, houve um decreto constituindo a comissão, entretanto os trabalhos ainda não iniciaram porque a atual gestão não estaria colaborando com informações.

Áurea solicitou ao TCE-AM uma medida cautelar para que o prefeito disponibilize acesso integral às informações sobre os processos administrativos, financeiros e contábeis da gestão municipal em exercício em até cinco dias. Em caso de descumprimento, pode ser aplicada multa diária de R$ 50 mil.

O processo foi admitido pela presidente-conselheira, Yara Lins, que ressaltou a necessidade de apurar a suposta irregularidade e determinou o encaminhamento ao relator, a ser designado, para apreciação da Medida Cautelar.

 

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!