janeiro 23, 2025 09:16

Corregedoria prepara ação de Registro Civil e Cidadania para Novo Airão, em Dezembro

O Tribunal de Justiça do Amazonas e a Corregedoria, em parceria com o cartório extrajudicial da Comarca de Novo Airão, Prefeitura Municipal, Fórum de Justiça e outras instituições, vão promover, nos dias 16 e 17 de dezembro, uma ação de Registro Civil e Cidadania no interior do estado.

O objetivo da ação é ampliar o acesso à documentação básica e enfrentar o sub-registro civil, para os moradores do município e em específico para indígenas, pessoas em situação de rua e migrantes/refugiados.

“Sem a documentação básica, essas pessoas enfrentam inúmeras barreiras para acessar serviços públicos essenciais, como saúde, educação e benefícios sociais.” Nosso trabalho é garantir que esse grupo tenha seus direitos reconhecidos, através da obtenção do principal documento do cidadão, que é a certidão de nascimento”, afirmou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.

A ação oferecerá emissão de certidão de nascimento, Carteira de Identidade Nacional (CIN), também serão oferecidos serviços de retificação e orientação jurídicas em áreas como Família e Direito do Consumidor, através dos servidores do programa Justiça Itinerante do TJAM.

 

 

Com informações de CGJ-AM

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: Justiça Federal determina desocupação de prédio da Seduc

Há mais de uma semana indígenas de uma dezena de etnias ocupam o prédio da Secretaria de Educação do...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!