dezembro 2, 2024 01:34

David Almeida insiste em repetir erro e pode perder comando da CMM

O prefeito David Almeida (Avante) está disposto a repetir o erro do seu primeiro mandato ao indicar David Reis (Avante) para presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A insistência pode provocar uma racha no grupo do gestor.

Conforme informações obtidas pelo Portal O Poder, Almeida se reuniu com vereadores aliados na segunda-feira, 4, e declarou que “o candidato do seu coração” é David Reis. A trajetória de Reis à frente da Câmara no biênio 2021-2022 foi uma espécie de para-raios atraindo críticas e atenções para os escândalos da CMM, ofuscando questões polêmicas da própria administração municipal.

Cobrança de fatura

A preferência do prefeito por Reis seria uma resposta ao apoio constante de Sabá Reis, pai do vereador e aliado de longa data de Almeida. Sabá está cobrando os favores prestados e pressionando o prefeito para ver o filho novamente no cargo de maior prestígio da Câmara.

Risco de derrota

Apesar da reunião contar com a presença dos vereadores da base, eles não participaram ativamente do encontro já que apenas o prefeito discursou. Nos bastidores, a indicação de David Reis é vista como desastrosa e frágil, pois pode resultar em uma nova derrota na disputa pela presidência da Câmara.

Embora Almeida tenha apoio de cerca de 19 vereadores, ele precisa de ao menos 21 votos para garantir a eleição de Reis, que tem rejeição significativa entre seus pares. A possível perda do comando do Legislativo é um erro primário cometido por iniciantes na vida pública, que não é o caso de David. O gestor da Administração Municipal precisa ter a  Câmara ao seu lado para a aprovação de pautas, a liberação de recursos e a garantia de segurança do Executivo em possíveis investigações.

Gestão problemática de David Reis

David Reis esteve na presidência da Câmara no período de 2021-2022, período em que sua administração enfrentou uma série de denúncias de irregularidades e uso questionável de recursos públicos, como o superfaturamento em licitações e despesas excessivas com o “kit selfie”, veículos de luxo e o puxadinho, que não saiu do papel após repercussão negativa.

Ao tentar repetir a mesma manobra da Aleam na CMM para garantir mais um biênio comandando a Câmara, David Reis sofreu uma grande derrota pois não teve apoio de nenhum aliado. E o prefeito, já desgastado, teve que aceitar a vitória do candidato de oposição, Caio André (União Brasil), no último pleito interno.

 

 

Da Redação, para o Portal O Poder

Últimas Notícias

PA: Queimadas em Santarém vira problema regional

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou o envio de oito caminhões de combate a incêndios para Santarém na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!