O prefeito de Fonte Boa, Gilberto Lisboa, o Biquinho, ignorou a determinação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e realizou, nesta segunda-feira, 11, a nomeação e diplomação dos concursados. O órgão de controle emitiu duas determinações para suspender o certame.
Com a cerimônia ocorrida na Câmara Municipal de Fonte Boa, o prefeito parece querer criar um clima de animosidade entre os candidatos e o TCE-AM. Biquinho tem ciência de que irá responder pelo ato e, mesmo assim, passou por cima da ordem do tribunal.
O TCE-AM afirma que a decisão é para evitar prejuízos para o município e aos candidatos aprovados nos editais referentes ao ano de 2022. Houve a necessidade de suspender os Decretos n. 021, em 15 de julho, e n. 028, de 30 de setembro, ambos divulgados este ano e que também envolviam nomeações do concurso.
Entre julho do ano passado e junho deste ano, as despesas com pessoal da Prefeitura de Fonte Boa ultrapassaram 99% do limite legal de 54% da receita corrente líquida. Portanto, a suspensão do concurso tem o objetivo de evitar outros prejuízos ao município e aos candidatos.
Da Redação