dezembro 4, 2024 04:09

Presidente eleito do TJAM, Jomar Fernandes diz que continuará legado de Nélia Caminha e focará nas demandas das comarcas no interior do Amazonas

Por aclamação, Jomar Fernandes foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas  (TJAM) em setembro. Atualmente corregedor-geral de Justiça, o desembargador comandará a Corte no biênio 2025-2026 e será empossado no dia 9 de janeiro. 

O Portal O Poder conversou com o corregedor que falou sobre a continuidade do trabalho  desenvolvido atualmente pela presidente, Nélia Caminha Jorge, e alguns desafios que deve enfrentar em sua gestão. 

“Suceder a desembargadora Nélia Caminha Jorge, que realizou um brilhante trabalho à frente do Tribunal de Justiça do Amazonas, é, sem dúvida, um grande desafio. O nosso objetivo é dar continuidade a esse legado, priorizando a eficiência, a produtividade e a transparência, de forma que a prestação jurisdicional continue chegando ao cidadão de maneira célere e eficaz, sempre alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, disse. 

Na avaliação de Jomar, a desembargadora Nélia Caminha Jorge e sua equipe desempenharam um trabalho exemplar à frente do TJAM, entregando resultados importantes para o Judiciário amazonense. De acordo com o desembargador, será um desafio continuar seu legado, mas a futura gestão estará focada e empenhada para consolidar a imagem de eficiência e inovação do Tribunal.  

“Tenho plena confiança de que, ao lado da desembargadora Carla Reis, que estará na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), ela continuará sua trajetória de excelência como vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral, pautando-se pelos mesmos princípios de transparência e comprometimento que marcaram sua atuação no Tribunal de Justiça. O trabalho que ela deixa como legado será uma grande inspiração para nossa gestão”, ressaltou. 

Conectividade nas comarcas do interior é um dos desafios a serem enfrentados

À frente da Corregedoria-Geral de Justiça durante os últimos dois anos, Jomar destacou que percorreram todos os 62 municípios do Amazonas, realizando correições e outras atividades. Tal experiência permitiu com que se observasse de perto os desafios enfrentados pelas comarcas do Tribunal e que, em sua gestão, ele espera resolver, dentro das possibilidades orçamentárias. 

“Uma questão que continua demandando atenção especial é a conectividade no interior do Amazonas. O Tribunal de Justiça, que já trabalha com processos 100% virtuais há muitos anos, precisa garantir que as 61 comarcas e o termo judicial estejam com seus sistemas atuantes e acessíveis ao cidadão, principalmente aquele que vive em região com maior dificuldade de acesso. A ausência de conectividade adequada compromete o acesso à Justiça, exigindo um esforço maior por parte da administração para resolver essas demandas. Por isso, as comarcas do interior serão um dos grandes focos de nossa gestão, com atenção especial às demandas tecnológicas e estruturais”, ressaltou. 

Além disso, uma das metas de Jomar é o fortalecimento do diálogo institucional com o Poder Executivo, por meio de acordos de cooperação técnica e parcerias que ampliem o alcance dos projetos desenvolvidos pelo Tribunal, pela Corregedoria e pelas Escolas da Magistratura e Judicial, para benefício do jurisdicionado, alvo principal das ações da Corte. 

Concurso público do TJAM 

As etapas do concurso público para juízes também continuarão na gestão de Jomar. O presidente eleito é também presidente da comissão do concurso e a meta é avançar. “Pretendemos dar continuidade e concluir os preparativos para a realização desse certame”, disse. 

Existe muita especulação de um novo concurso público para servidores no TJAM. Sobre este assunto, Jomar disse que a gestão está aguardando um levantamento técnico do setor responsável para subsidiar futuras decisões sobre um possível certame. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Prefeito e vereadores de Itacoatiara são alvo do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) divulgou por meio do Diário Oficial, na última sexta-feira, 29,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!