fevereiro 21, 2026 23:07

Vereador questiona operação de combate ao garimpo ilegal no MPF

Um vereador, cuja identidade não foi revelada, questionou os impactos da operação “Prensa”, realizada pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra o garimpo ilegal no rio Madeira, em Manicoré. A denúncia chegou a ser protocolada no Ministério Público Federal (MPF).

A operação “Prensa” iniciou no dia 20 de agosto, envolvendo a destruição de 459 balsas e dragas utilizadas no garimpo ilegal, na região do Sul do Amazonas, concentrando-se no rio Madeira e seus afluentes, o rio Aripuanã e o rio Manicoré.

Prejuízos

A representação inicial, feita pelo vereador, alegou que a operação teria causado danos ambientais e prejuízos à população ribeirinha. Junto ao processo foram anexados fotos e vídeos públicos nas redes sociais para reforçar a Notícia de Fato Criminal.

Processo arquivado

Na análise do processo, o MPF considerou que os conteúdos divulgados na internet não foram rastreados e não tiveram sua autenticidade confirmada, portanto, haveria possibilidade de não ser referente à operação.

Além disso, tanto a execução da “Prensa” como a atuação dos agentes foram respaldadas pela Justiça sem configurar ilícitos penais, atendendo o interesse público e preservação ambiental. O MPF já havia recomendado ações semelhantes em ocasiões anteriores, como forma de combater o garimpo ilegal.

Apesar de alegações do parlamentar, o MPF concluiu que não houve ilegalidade ou crime a ser apurado. A decisão foi homologada com base no voto da relatora, procuradora da República Luiza Fonseca.

 

 

Thaise, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!