janeiro 6, 2025 04:31

TRE-AM terá a Corte mais feminina da história

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) irá alcançar um marco inédito em 2025. Pela primeira vez, ele terá a Corte mais feminina da história desde que foi fundado em 1932. Dos 7 membros do Tribunal Pleno, 4 serão mulheres. 

A começar pela presidência. A desembargadora Carla Reis foi escolhida para comandar o TRE no próximo biênio (2025/2027) por unanimidade. A vice-presidência será dirigida pela desembargadora Nélia Caminha. Pela primeira vez, esses cargos são preenchidos por mulheres. Ao lado delas, a juíza federal Mara Elisa Andrade e a juíza Giselle Falcone Medina também atuarão na Corte Eleitoral amazonense. 

Do mesmo modo, na suplência das vagas, caso aconteça de algum juiz não comparecer ao Pleno, figuram nomes como Maria Benigno, Mirza Telma de Oliveira Cunha, Anagali Marcon Bertazzo e Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo.

Com a nova administração, que se inicia no dia 10 de janeiro, o TRE-AM terá dado mais um passo na paridade de gênero nos tribunais. O ideal é que a representatividade feminina nos órgãos judiciários seja proporcional à população feminina brasileira, e no caso do Tribunal Eleitoral, do eleitorado, ou seja, a maioria. Mas, enquanto o ideal não é atingido, a Corte Eleitoral amazonense mostra os ventos de mudança das novas políticas de igualdade.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

Associação acusa Amazonas Energia de fraude processual

A Associação de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica da Região Norte (ASCEDEN) pediu a suspeição da juíza federal...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!