O ex-prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’Ângelo, conhecido como Beto D’Ângelo (PRB), teve suas contas desaprovadas pelo juiz Marco Aurélio Plazzi Palis, da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (DJE/TRE-AM), referente a esta quinta-feira, 27, disponibilizado no dia 26.
As contas eleitorais do Partido Republicanos de Manacapuru foram desaprovadas por causa da não apresentação dos extratos bancários de movimentação de campanha eleitoral. Foi constatada uma pequena movimentação financeira. Na publicação é citada a ausência de documentos obrigatórios. Beto D’Ângelo, por ser presidente do partido, responderá perante a Justiça Eleitoral sobre as irregularidades apresentadas nos autos.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou pela desaprovação. Já o TRE entende que a falta de extratos bancários abrangendo todo o período de campanha eleitoral configura falta grave que compromete a regularidade das contas, o que pode ser interpretado como falta de confiabilidade nas contas.
Segundo a decisão do juiz Marco Aurélio, as falhas identificadas na apresentação dos documentos comprometem a regularidade, pois inviabilizam o controle e a fiscalização da Justiça Eleitoral, o que acarretou na reprovação das contas.
Da Redação
Foto: Divulgação