setembro 11, 2025 17:49

DNIT declara situação de emergência no porto de Parintins

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) declarou situação de emergência no porto de Parintins. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira, 10.

O objetivo é resguardar operadores e usuários do município e permitir o embarque e desembarque de passageiros e o transporte de cargas com a segurança necessária. O porto de Parintins é o segundo maior terminal hidroviário do Amazonas e importante polo de emprego e renda para a população.

O transporte de mercadorias na região Amazônica ocorre, em sua maioria, por meio fluvial, tanto pela ausência de outros modais de transporte viáveis a região, quanto por seu grande potencial hidroviário. Desta forma, o porto assume destaque no desenvolvimento econômico regional.

Rachaduras detectadas

Em outubro do ano passado, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), em caráter de urgência, instaurou investigação para apurar os riscos associados às rachaduras detectadas no solo do porto de Parintins. A medida foi tomada em resposta à crescente preocupação da população local com um possível deslizamento de terra, agravado pela descida dos rios e pelo alto fluxo de pessoas no local.

Á época, o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou a gravidade da situação, “Estamos atuando com celeridade para evitar que uma tragédia semelhante à que ocorreu em outras regiões do estado se repita”, assegurou.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

Com voto de Zanin, STF condena Bolsonaro por plano de golpe de Estado

Por maioria de votos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado nesta quinta-feira, 11,  na Primeira Turma do STF...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!