abril 19, 2025 07:44

DNIT declara situação de emergência no porto de Parintins

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) declarou situação de emergência no porto de Parintins. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira, 10.

O objetivo é resguardar operadores e usuários do município e permitir o embarque e desembarque de passageiros e o transporte de cargas com a segurança necessária. O porto de Parintins é o segundo maior terminal hidroviário do Amazonas e importante polo de emprego e renda para a população.

O transporte de mercadorias na região Amazônica ocorre, em sua maioria, por meio fluvial, tanto pela ausência de outros modais de transporte viáveis a região, quanto por seu grande potencial hidroviário. Desta forma, o porto assume destaque no desenvolvimento econômico regional.

Rachaduras detectadas

Em outubro do ano passado, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), em caráter de urgência, instaurou investigação para apurar os riscos associados às rachaduras detectadas no solo do porto de Parintins. A medida foi tomada em resposta à crescente preocupação da população local com um possível deslizamento de terra, agravado pela descida dos rios e pelo alto fluxo de pessoas no local.

Á época, o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou a gravidade da situação, “Estamos atuando com celeridade para evitar que uma tragédia semelhante à que ocorreu em outras regiões do estado se repita”, assegurou.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

RR: Justiça concede prisão domiciliar para Telmário

A Justiça de Roraima concedeu uma liminar autorizando a prisão domiciliar por 60 dias ao ex-senador Telmário Mota, preso...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!