fevereiro 22, 2026 06:02

Senador cobra melhor custo-benefício para gás do Campo do Azulão

A Usina de Tratamento de Gás (UTG) do Campo Azulão, localizada no município de Silves faz parte do projeto integrado Azulão-Jaguatirica e desempenha um papel fundamental na produção e transporte de gás natural. Entretanto, uma questão vem sendo levantada: a riqueza gerada por esse recurso permanece no Amazonas ou beneficia apenas outros estados?

Administrado pela empresa Eneva, o gás natural extraído do campo de Azulão é processado e transportado diariamente para Boa Vista, capital de Roraima, e abastece mais da metade do estado vizinho, transformando-se em energia.

A realidade, no entanto, é que o Amazonas vê pouca contrapartida desse processo. O gás é extraído em solo amazonense, mas a principal destinação do recurso é Roraima, sem que haja uma distribuição de benefícios proporcional ao estado de origem. O senador Eduardo Braga chamou atenção para essa situação e fez questionamentos.

“O nosso gás natural, lá do Azulão, está indo para Roraima para ser queimado e gerar energia em Roraima com zero de pagamento de ICMS porque o Estado do Amazonas deu uma renúncia fiscal de 100% do ICMS. 25% desse ICMS era destinado aos municípios e ninguém questionou”, pontuou.

O questionamento levanta um ponto relevante: enquanto a energia gerada pelo gás do Amazonas abastece Roraima, o retorno econômico para o estado produtor é limitado. A renúncia fiscal do ICMS, imposto que poderia beneficiar os municípios do Amazonas reforça a discussão sobre a situação que tem beneficiado, expecionalmente, a Eneva.

Da Redação, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!