abril 15, 2025 21:11

Tanara Lauschner é a mais votada para assumir o comando da Ufam

Nesta segunda-feira, 14, ocorreu o segundo turno das eleições para o cargo de reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre a candidata Tanara Lauschner e o candidato Marco Antônio. No primeiro turno houve quase um empate, mas desta vez Tanara, junto com o seu vice, Geone Maia, ficaram com 52,86% de votos no pleito.

Por ter sido a mais votada, é provável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologue Tanara como reitora da Ufam a partir da definição da lista tríplice.

O candidato Marco Antônio, junto com seu vice, Armando Júnior, ficou em segundo lugar com —% dos votos. Os dois candidatos tiveram que se desdobrar em poucos dias para conversar com eleitores de outras chapas, que participaram do primeiro pleito, na tentativa de converter votos.

Na última quinta-feira, 10, houve um debate entre os candidatos cotados para o segundo turno, no qual Tanara e Marcão puderam reforçar suas propostas e debater ações que podem ser realizadas na Ufam, cada um defendendo o que considera mais relevante para o próximo quadriênio da universidade.

Histórico dos mais votados

Tanara Lauschner formou-se em Engenharia Elétrica no ano de 1998 pela Ufam, fez mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2002 e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2010.

Atua como professora na Ufam desde 2002, foi pró-reitora de Inovação Tecnológica, diretora do Instituto de Computação/Ufam entre 2017 e 2021, é conselheira do Comitê Gestor da Internet – CGI.br desde 2017, do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Conselho de Administração para Promoção de Excelência do Software Brasileiro Softex. Desenvolveu diversos projetos, em um deles atuou como consultora do Programa Meninas Digitais, incentivando a presença feminina na área da tecnologia.

Lauschner foi nomeada, em setembro, ao cargo de subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ano passado, ela esteve presente na COP 29 no Azerbaijão, sendo uma das participantes do Painel “Bioeconomia e Desenvolvimento na Amazônia: Um caminho para a preservação e Industrialização Sustentável”, possuindo reconhecimento no exterior.

Geone Maia, vice de Tanara, graduou-se em Licenciatura em Química, em 2004, e tem mestrado em Química, concluído em 2007, ambos pela Ufam. Em 2013, concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia entre 2007 e 2009.

Maia coordenou o curso de Química Industrial entre 2013 e 2015 e foi Coordenador Acadêmico entre 2016 e 2019. Ele atua como professor desde 2006 e é diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia no campus de Itacoatiara.

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/ O Poder

Últimas Notícias

Sessão Especial na Aleam celebra os 58 anos da Suframa

A Suframa foi homenageada, nesta terça-feira, 15, em Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!