O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um Procedimento Administrativo para apurar uma série de irregularidades na gestão do prefeito Raymundo Lopes, o “Raiz”. As queixas são relacionadas à rede municipal de ensino de Novo Aripuanã.
A Portaria, assinada pela promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes, revela diversas denúncias sobre problemas estruturais e operacionais graves, como falta de insumos básicos, deficiência no fornecimento de merenda escolar e ausência de transporte para os alunos, inclusive na zona rural.
Outro fato apontado pelo MPAM é a ausência de professores em sala de aula mesmo após realização de processo seletivo para contratação de docentes, além do descumprimento da carga horária obrigatória.
O MPAM solicitou à Secretaria Municipal de Educação que, no prazo de 10 dias úteis, envie documentos e informações detalhadas sobre a lotação e frequência dos professores, fornecimento de merenda, materiais pedagógicos, transporte escolar, calendário letivo e funcionamento dos conselhos municipais de Educação e de Alimentação Escolar.
Além disso, o Ministério Público pretende realizar visitas técnicas às escolas da rede municipal para verificar as reais condições de funcionamento das unidades de ensino.
Da Redação
Foto: Divulgação