A Suframa promoveu nesta quarta-feira, 14, uma palestra sobre a história e os resultados virtuosos do modelo Zona Franca de Manaus para aproximadamente 330 alunos finalistas da Fundação Matias Machline. Realizada na sede da fundação, localizada no bairro Distrito Industrial I, a ação integrou o calendário do projeto “Suframa nas Escolas”.
O evento contou com a participação do superintendente Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, e do coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz.
Na ocasião, o superintendente Bosco Saraiva parabenizou a fundação pela iniciativa de ter procurado a Suframa para realizar a palestra e destacou a contribuição das empresas da Zona Franca de Manaus para a manutenção da escola. “A Matias Machline é um exemplo das contribuições sociais e educacionais da ZFM para a região. E eu fico muito feliz por ter sido um dos colaboradores no processo de elaboração do projeto de criação da fundação, que tem uma atividade muito importante ligada à formação técnica de jovens estudantes no nosso Estado”, afirmou Saraiva.
A palestra foi realizada pela servidora do gabinete da Superintendência, Ester Amaral, e enfatizou não apenas aspectos históricos da criação da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus, como também indicadores do Polo Industrial de Manaus, principais produtos fabricados, oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho e novas vertentes econômicas que estão sendo exploradas na região, entre outros assuntos. Ao final da atividade, também houve uma dinâmica prática junto aos estudantes para melhor assimilação dos conteúdos.
O estudante Thales Henrique Moreno, do terceiro ano, destacou a abordagem da palestra como específica e relevante, ressaltando que ela focou não apenas aspectos econômicos e políticos, mas também eventos históricos importantes para a região. “A palestra conseguiu relacionar o conteúdo ao cotidiano dos estudantes e à realidade da Zona Franca, proporcionando uma compreensão mais ampla do contexto regional”, afirmou Moreno. Já o estudante Alexandre Souza, também do terceiro ano, disse que a palestra foi fundamental para aprofundar seus conhecimentos. “Embora já tivesse ouvido falar da Zona Franca, devido à proximidade, acho que agora pude aprender mais sobre o aspecto da integração regional que ela proporciona. A palestra foi uma experiência muito interessante e enriquecedora”, reforçou Souza.
Da Redação, com informações da Suframa
Foto: Divulgação