Uma grave denúncia envolvendo o transporte escolar da creche municipal Jusbertino Muniz da Silva, localizada na comunidade Bela Vista, em Manacapuru, levou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) a abrir um Procedimento Preparatório para apurar possíveis irregularidades no serviço.
Segundo o relato encaminhado à 2ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, crianças estariam sendo transportadas sem qualquer segurança, em veículo sem monitor responsável, e um dos alunos foi esquecido por mais de duas horas dentro da kombi escolar, situação que por pouco não terminou em tragédia.
A promotora de Justiça, Suelen Shirley Rodrigues da Silva Oliveira, solicitou à direção da creche para que, no prazo de 10 dias, providencie a presença de um monitor dentro do veículo escolar, zelando pela integridade das crianças durante o trajeto.
O MPAM também oficiou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Manacapuru para que realize uma perícia técnica no veículo utilizado, a fim de verificar se ele cumpre os requisitos legais para transporte de estudantes. O laudo técnico deverá ser apresentado dentro do mesmo prazo.
Além disso, o procedimento foi encaminhado à 1ª Promotoria de Justiça do município para apuração do possível crime de abandono de incapaz cometido pelo motorista responsável pela condução dos alunos.
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro