fevereiro 4, 2026 15:46

Demarcação de terras indígenas em Autazes, Careiro e Calha do Purus será monitorada pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) vai acompanhar processos de demarcação de terras indígenas em diferentes regiões do Amazonas. As portarias nº 52 e nº 53/2025, assinadas pelo procurador da República, Eduardo Jesus Sanches, foram publicadas no Diário Eletrônico desta sexta-feira, 30.

De acordo com a Portaria nº 52, o MPF vai acompanhar o andamento do processo de demarcação de terras indígenas em estágio de qualificação nos municípios de Autazes e Careiro. Já a Portaria nº 53 trata da supervisão do processo de demarcação das terras indígenas Kaninari Itixi e Itixi Vinixi, localizadas na calha do Rio Purus. Um dos argumentos que baseiam as ações é a atribuição do MPF nos direitos das populações indígenas, especialmente quando envolvem direitos coletivos e sociais sensíveis, como a proteção territorial indígena.

Como providências iniciais, o procurador determinou o envio dos expedientes correlatos à Coordenadoria Jurídica da Procuradoria da República no Amazonas (Cojud), a comunicação à 6ª CCR e a identificação dos dados essenciais pela assessoria do gabinete para fins de registro e autuação. Os procedimentos também serão vinculados a autos anteriores que tratam do mesmo tema.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!