julho 15, 2025 23:47

Incra é alvo de inquérito por suposta omissão em acesso a comunidades de Humaitá

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outras instituições estão sendo denunciadas por prejudicar moradores da Gleba Mirari, zona rural do município de Humaitá. Com as informações, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil que foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 25.

A medida foi assinada pelo procurador da República, Thiago Coelho Sacchetto. O procedimento tem como foco a região próxima à Vicinal do Casco e à BR-319, onde há indícios de que comunidades locais enfrentam dificuldades de acesso e deslocamento, situação que pode configurar violação de direitos constitucionais.

De acordo com a portaria, o inquérito é baseado em um Procedimento Preparatório anterior que reuniu indícios suficientes para justificar o aprofundamento das investigações. A apuração visa esclarecer se houve falhas por parte do Incra/AM ou de outros órgãos públicos responsáveis por assegurar infraestrutura mínima e condições dignas de mobilidade à população da área rural.

Entre as primeiras providências adotadas, está o envio do expediente à Coordenação Jurídica da PR/AM para publicação oficial e continuidade das diligências previstas no despacho.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com faturamento de R$ 93,3 bilhões no PIM, Bosco Saraiva destaca a robustez da Zona Franca de Manaus

O Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o período de janeiro a maio de 2025 com faturamento de R$...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!