A presença da Força Nacional de Segurança Pública foi prorrogada por mais 90 dias nas regiões da Amazônia Legal e Pantanal. A medida foi oficializada por meio da Portaria MJSP nº 972 publicada nesta terça-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU).
Atendendo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a nova fase da operação ocorrerá entre os dias 15 de julho e 12 de outubro de 2025, e atenderá a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como objetivo intensificar o combate aos incêndios florestais e fortalecer ações de polícia judiciária e perícia forense nas áreas mais afetadas.
Segundo a portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a Força Nacional atuará de forma planejada, em articulação com os órgãos de segurança pública dos Estados da Amazônia Legal, do Pantanal e com entidades federais de proteção ambiental. O foco principal é o enfrentamento aos incêndios causados por ação humana e o apoio às investigações conduzidas pelas Polícias Civis e pela Polícia Federal.
Além das atividades de contenção e prevenção ao fogo, o efetivo da Força Nacional prestará suporte técnico e científico às autoridades locais, por meio de serviços de perícia forense e atuação em áreas de difícil acesso. O planejamento operacional será coordenado pela Diretoria da Força Nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Da Redação
Foto: Divulgação