julho 26, 2025 04:46

RR: Denarium planeja concorrer ao cargo de Senador em 2026 mesmo com processos de cassação de mandato no TSE

O governador de Roraima, Antonio Denarium, disse em entrevista à Rádio CBN de Boa Vista que vai se candidatar ao cargo de Senador Federal nas eleições de 2026. Segundo ele, a ideia é continuar o trabalho que tem feito no estado.

“2026 é ano eleitoral e eu estou no sétimo ano de mandato. Sou pré-candidato ao Senado federal e eu conto com o apoio de toda população”, disse ao “Jornal da Manhã”.

A trajetória de Denarium iniciou em dezembro de 2018, quando foi nomeado pelo então presidente Michel Temer como interventor federal. Em janeiro de 2019, tomou posse e, em 2022, se reelegeu ao segundo mandato.

Histórico de cassação

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou quatro vezes o mandato de Denarium, mas como não houve definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador ganha um suspiro e projeta a candidatura para 2026.

Comentando sobre esses processos, Denarium diz que “são ações totalmente improcedentes”. Os quatro processos são referentes às eleições de 2022. O primeiro processo trata da distribuição de cestas básicas em período eleitoral, seguido da reforma de casa de eleitores utilizando o programa “Morar Melhor”.

O terceiro processo foi por conta da transferência de R$ 70 milhões em recursos para municípios às vésperas do período vedado pela lei eleitoral, promoção pessoal de agentes públicos e aumento de gastos com publicidade institucional. A quarta acusação se trata da junção de todos os outros processos citados, incluindo a transferência bancária na quantia de R$ 22 milhões.

Esses atos são configurados como abuso de poder econômico e político, quando há a utilização do cargo para favorecimento na disputa eleitoral. Enquanto não há definição sobre o julgamento desses casos, o processo segue paralisado há 10 meses sem andamento no TSE.

Outros problemas recaem sobre a gestão de Denarium: demissões em massa, envolvimento com grilagem de terras, apoio ao garimpo ilegal e omissão da crise humanitária que afeta povos indígenas. Mesmo com todas essas dificuldades e irregularidades, ele ainda se apresenta como uma possível representação para Roraima.

 

 

Com informações de G1-RR

Últimas Notícias

Macelly Veras anuncia antecipação do 13º e construção de nova UBS em Maués

A prefeita de Maués, Macelly Veras, anunciou uma série de medidas importantes para a população do município em live...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!